Frederick taylor
Ao estudarmos administração, nos deparamos com teorias e estudos realizados sobre a melhor forma de coordenar pessoas, aprimorar a produção, otimizar o processo produtivo, enfim, a melhor forma de administrar. A Administração Científica foi o primeiro estudo conclusivo realizado com o intuito de melhorar a produção, padronizando seu processo, de forma a conseguir a máxima eficiência possível na realização desta tarefa.
Frederick Taylor
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.
Taylor nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown (que hoje faz parte da Filadélfia) no Estado da Pensilvânia – EUA. Seu pai, Franklin Taylor era um advogado bem sucedido formado em Princeton e sua mãe, Emily Annete Winslow, era uma ardorosa feminista e abolicionista que trabalhara com Lucretia Mott, importante ministra dos Quakers (fundação de cunho religioso e tradição protestante criada em 1652 pelo inglês George Fox com objetivos pacifistas e abolicionistas), grupo do qual a família Taylor era importante membro.
Desde cedo Frederick foi educado por sua mãe tendo estudado na França e Alemanha e viajado pela Europa. Em 1872 ele ingressa na Academia Philips Exeter em New Hampshire com o intuito de se preparar para a universidade. Ao se formar ele é aceito no curso de Direito em Harvard, porém decide seguir outra carreira.
Taylor começa a trabalhar como aprendiz em uma indústria, a Enterprise Hydraulic Works onde permanece até 1878 quando vai para a Midvale Steel Works especializada na construção de máquinas. Taylor começou como operário, mas logo passou para escriturário, maquinista, contramestre (gerente) e finalmente engenheiro-chefe.
Aos 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em