Frederick Law
Vida
Nasceu em 26 de abril de 1822, na cidade de Hartford, em Connecticut, EUA. Arquiteto, paisagista, jornalista, crítico social e administrador público. Conhecido, e popularmente considerado o pai da arquitetura paisagista nos Estados Unidos.
Criado na cidade de Hartford, em Connecticut, Frederick era filho de John Olmsted e Charlotte Lei ele um comerciante que tinha gosto pela natureza, e ela veio a falecer antes de Frederick completar quatro anos de idade. Em 1827 seu pai casou-se novamente com Mary Ann. Olmsted aprendeu muito de paisagismo com seu pai que era um observador silencioso, e aos poucos combinou sua própria experiência com as ideias de Zimmermann e Buschnel para produzir sua própria teoria sobre o efeito da paisagem no homem. Em seu livro Civilizing American Cities: Writings on City Landscapes, ele explica melhor o conceito urbano por ele defendido. A paisagem entraria na mente do homem de forma inconsciente e produziria resultados sem acontecimentos espetaculares. Ela agiria de uma maneira que o próprio beneficiário não a perceberia. Olmsted destacava a influência sanitária no estilo do desenho paisagístico que refletia seu desejo que suas paisagens produzissem um efeito sobre todo o organismo humano.
Frederick Law Olmsted ficou famoso por projetar muitos parques urbanos, junto com seu sócio Calvert Vaux, os mais famosos deles, o Cental Park e Propect Park, em Nova York EUA, como também o Elm Park, em Massachusets considerado o primeiro parque municipal da América.
Obra
Dentre seus projetos sem dúvidas o mais importante é o do Central Park em Nova York EUA. Que foi feito a partir da ideia proposta do paisagista Andrew Downing, amigo de Frederick, Andrew apresentou-o para o também arquiteto Calvert Vaux, Downing veio a falecer em julho de 1852.
Frederick e Calvert entraram no concurso para o design do Central Park, mesmo sendo inexperiente Vaux convidou-o após ficar impressionado com a qualidade dos desenhos