arquitetura
Frederick Law Olmsted
Contextualizção
Durante a segunda metade do século XIX a América sofreu grandes mudanças. Mais pessoas estavam se movendo para as cidades. Tornou-se evidente que as cidades precisavam ser transformadas em lugares mais hospitaleiros, e não apenas centros de comércio No final da década de 1850 houve um movimento para o embelezamento das cidade. Isso tornou-se uma necessidade, os lideres politios eram cobrados. A teoria por trás desse movimento foi de fazer esteticamente uma cidade mais agradável, para que as pessoas quisessem viver naquela cidade e fossem mais felizes.
Um dos maiores campeões do movimento City Beautiful foi Frederick Law Olmsted. Olmsted foi o principal arquitecto paisagista da geração pós-Guerra Civil, e tem sido reconhecido como o fundador do americano arquitetura da paisagem.
Biografia
Frederick Law Olmsted, foi um arquiteto-paisagista norte-americano. Ficou célebre por conceber numerosos parques urbanos, entre eles o Central Park de Nova York e o parque Mont-Royal de Montréal. Também foi Jornalista
Nascido em Hartford, Connecticut, 26 de abril de 1822 Mudou-se para Nova York em 1848, quando tinha 18 anos.
Excursionou pela Europa com seu irmão, viajou por todo o sul dos Estados Unidos como correspondente de um jornal, chegou a ser colunista do do New Yorker. Como Jornalista teve uma carreira brilhante, e co-fundou a revista The Nation.
Foi Superintendente do Central Park , Nova York, época em que deu início do desenvolvimento do projeto parque. Ele conheceu Calvert Vaux , que veio a ser seu principal colaborador no projeto. Seu plano, intitulado Greensward, foi finalmente escolhido como o desenho vencedor.
Por volta de 1860 ele era procurado como consultor e designer para grandes projetos de todo os EUA. Em 1861, Olmsted obteve licença de suas funções do Central Park para servir como o Secretário