fraturas
Fratura é a lesão ósseas de origem traumática, produzida por trauma direto ou indireto. O conjunto de fragmentos ósseos produzidos pela fratura e os tecidos lesados em torno da lesão é denominado foco de fratura.
Quanto á exposição do foco de fratura:
Fechada: o foco de fratura esta protegido por partes moles e com pele integra.
Aberta ou exposta: o foco de fratura esta em contato com o meio externo, com osso exteriorizado ou não. A pele, nestes casos, esta sempre lesada. O grau de lesão dessas partes moles permite classificar as fraturas expostas . a lesão da pele pode ocorrer pelos fragmentos ósseos e pelo manuseio intempestivo da vitima tornando uma fratura fechada em aberta.
Devido á comunicação do foco da fratura com o meio externo, as fraturas expostas são sempre contaminadas, variando apenas o grau de contaminação, podendo causar osteomielite(infecção óssea), que retarda ou impede a consolidação óssea; em casos extremos, causa a perda do membro lesado.
Em casos mais graves , a infecção dissemina-se pelo organismo (SEPTICEMIA) e, em pacientes debilitados, leva a óbito.
Quanto ao traço de fratura
Incompleta: ocorre a lesão óssea, mas não rompe a continuidade óssea; tipo de ocorrência comum em crianças.
Completa: os fragmentos ósseos perdem a continuidade, ficando desviados ou não.
Quando á presença de lesões associadas
Simples: a fratura é um lesão única, sem evidencia de lesão associada.
Complicada: esta acompanhada de lesões associadas. O trauma causador de fratura exposta e de alta energia e velocidade, podendo ocorrer lesões associadas locais, com musculares,tendinosas,nervosas,vasculares,bem como lesões sistêmicas associadas (trauma abdominal,torácico e craniano).
Sintomas e sinais
Dor : devido ao trauma localizado, sempre haverá dor no local da fratura, que varia muito de um paciente para outro.
Aumento de volume :devido ao trauma , ocorre uma lesão dos tecidos vizinhos á fratura, produzindo sangramento local, detectado