FRASES LEON BATISTA
Inicie sua fala lembrando o período que ele representa o Renascimento, ou seja, um momento histórico que representou a descoberta e a revalorização do mundo e do homem e, consequentemente de sua cultura.
Só pra relembrar (porque não sei até que ponto você pesquisou sobre ele) ele busca pensar a arquitetura não como um trabalho braçal, manual, prático, mas como uma disciplina do intelecto que é exercida por um artista através da razão e do método. Ou seja ressalte à turma que ser arquiteto não é achar que sabe construir/levantar uma construção (uma casa, por exemplo) como se dizem alguns pedreiros (não menosprezando a profissão), mas o arquiteto deve pensar a obra, raciocionar os meios de representa-la no papel e depois executar.
Não sei se você lembra da diferença entre o pior arquiteto e a melhor abelha? ((...) o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha é que ele figura na mente sua construção antes de transformá-la em realidade. No fim do processo de trabalho aparece um resultado que já existia antes idealmente na imaginação o trabalhador. Ele não transforma apenas o material sobre o qual opera; ele imprime ao material o projeto que tinha conscientemente em mira, o qual constitui a lei determinante do seu modo de operar e ao qual tem de subordinar sua vontade.-> eu diria, ainda, que algumas pessoas perderam a capacidade de figurar em sua mente a construção de qualquer coisa... a pior abelha cria, mesmo que por instinto, inconscientemente. Só Deus sabe o que se passa com elas... mas alguns humanos podem e não imaginam, nem por instinto.) você poderia ilustrar a sua fala com esse exemplo e depois continue com o autor.
Trazendo esse exemplo pro autor em questão, Leon acredita e concebe o arquiteto pela primeira vez, como capaz de projetar em teoria, na mente, o que ele é capaz de fazer na prática. Isso pode ser observado na seguinte afirmação.
Para