frança
Pra começar, podíamos destacar a França como o país que já deu um jmaior número de ganhadores do Prémio Nobel de Literatura. Da literatura passamos à música, e devemos lembrar-nos que durante a época do romantismo, o mudo da música girava em torno de França.
A sua arquitetura é também digna de destaque, os celtas eos seus monólitos; os templos romanos as pontes que se construiram durante o seu império; as catedrais góticas de Notre Dame, Amiens ou a de Chartres, assim como os palácios e os castelos que podemos encontrar ao redor do país; O Palácio do Louvre e o seu estilo barroco; o modernismo da Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Teatro Ópera...sao locais que representam a arquitetura francesa.
Nos motivos arquitetónicos, a escultura, também se destacou em diversos estilos em França.
No campo das artes plásticas, da pintura, temodque destacar nomes como o de Delacroix, de Matisse, com o romantismo e o fauvismo como correntes mais destacadas, em esqueçer outros nomes que deram esplendor à pintura francesa, como o impressionista Eduard Monet, Tolouse, Latrec, Gauguin...
Já no século XX, as artes audiovisuais destacaram a França com o irmao Lumiére, os primeiros cineastas da história do mundo.
Dentro da cultura, devemos destacar também escritores, filósofos, cenógrafos, como Voltaire, Descartes, Sastre, Zola, Montesquieu, Rosseau...se esqueçer outros artistas extrangeiros que desenvolveram a sua activade em Paris, em França, artistas como os espanhois Luís Buñuel ou Pablo Ruiz Picasso; os latino americanos Mario Vargas Llosa ou Gabriel García Márquez; ou de outras nacionalidades como James Joyce, Oscar Wilde,