Analise Comportamental filme Up altas aventuras
São Bernardo do Campo
2012
O presente trabalho tem como objetivo analisar o Filme “Up Altas Aventura”, a fim de estudarmos algumas questões relacionadas ao processo de envelhecimento. O filme aborda temas importantes, bem como, habilidades e comportamentos sociais, enfrentamento e superação de obstáculos, motivação, entre outros.
Os estudos da Psicologia do envelhecimento vêm crescendo rapidamente, pois segundo pesquisas realizadas pelos pesquisadores da Universidade Federal de Minas (UFMG), em 2025 o Índice de Envelhecimento será, provavelmente, três vezes maior do que aquele observado em 2000. Na população brasileira haverá mais de 50 adultos com 65 anos ou mais, por cada conjunto de 100 jovens menores de 15 anos (Wong & Carvalho, 2006 apud Lamarca; Vettore, 2012), podemos dizer que a velhice é um processo dinâmico e progressivo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a velhice inicia-se aos 65 anos. A velhice esta associada a perdas, limitações, além das modificações e alterações orgânicas, físicas, emocionais e biológicas. Skinner e Vaughan (1985), o padrão de comportamento do individuo tem implicações sobre o quanto ele irá se adaptar ao envelhecimento.
Adaptar-se ás variações do meio ambiente e sobreviver a elas é um grande desafio para qualquer organismo vivo. O ser humano enfrenta esse desafio desde o momento do nascimento até a morte. Como a infância, a adolescência e a vida adulta são etapas do desenvolvimento do individuo, a velhice também o é, e, como tal, requer adaptação constante ás modificações que o ambiente impõe. (Haydu, 2003 apud Battini; Maciel; Finato, 2006).
Senhor Fredericksen, um vendedor de balões, e sua esposa Ellie, sempre tiveram um sonho: mudar-se para o Paraíso das Cachoeiras. Só que outras obrigações financeiras sempre surgiram, adiando seu sonho, mas mesmo assim não desiste dele. Quando eles finalmente compram