franquias
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O objetivo desse estudo é analisar o planejamento de funcionamento de uma franquia para que possa expandir no mercado aplicando o conhecimento aprendido nas disciplinas de fundamentos de marketing, diagnóstico organizacional, gestão de custos e metodologia científica.
Uma rede franqueada nada mais é que um sistema de venda de licença na qual o franqueador transfere ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, conhecimento, estrutura e direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva de seus produtos ou serviços.
2 DESENVOLVIMENTO
Uma atitude fundamental para toda franquia que quer se manter e expandir seus negócios no mercado é a realização de ações de marketing.
As ferramentas de marketing utilizadas por redes que adotam o sistema de franquia são completamente distintas daquelas utilizadas por outros tipos de negócio.
Essas ações são conjuntas e lineares atendendo ás necessidades de toda a franquia e são campanhas promocionais ou institucionais que juntas formam o macro marketing, atingindo a visibilidade nacional da franquia.
As ações são definidas pela rede franqueadora, que são baseadas no conceito de público-alvo geral, sem especificar as diferenças regionais de cada unidade franqueada.
O macro marketing investe na publicidade para ter cada vez mais sucesso no país e é muito usado pelas franquias baratas e lucrativas.
As maneiras, ferramentas e instrumentos que são utilizados nas redes de franquias também estão sendo utilizados por outros tipos de vendas, como assistências técnicas, distribuidores e outros.
Uma das mais comentadas e concentradas ramificações do marketing atual é o aspecto do relacionamento, ou em termos técnicos o chamado CRM – Customer Relationship Management, uma nova face dos negócios, um conjunto de oportunidades estratégicas, no qual o consumidor torna-se o