franquias
O franchising é uma estratégia de distribuição e comercialização de produtos e serviços, e teve a sua evolução no Brasil na década de 90. A franquia é o estabelecimento instalado, operado e gerido pelo franqueado, de acordo com os padrões fornecidos no contrato com o franqueador. Em 1989 havia no Brasil 101 franquias e hoje este número subiu para 1.643 marcas franqueadas. Esse número elevou devido ao grande número de pessoas que empreenderam e conseguiram ter o próprio negócio contando com a experiência e supervisão de um franqueador.
Mas antes de optar por ser um franqueado as pessoas devem lembrar-se de que não se pode encarar uma franquia simplesmente, como uma boa oportunidade de investimento, mas um empreendimento que necessitará de muito trabalho e esforço para desenvolver sua unidade franqueada e torná-la bem sucedida, como sua marca. Assim, como o franqueador deve transferir ao franqueado todo o Know-How e os processos desenvolvidos que garantirão o êxito de sua marca.
As pessoas devem ter em mente que para abrir uma franquia, primeiramente devem pesquisar o segmento que mais lhes interessam e que tenham mais afinidade, pois se precisa entender do negócio e gostar de trabalhar com ele. Mas antes de qualquer decisão o candidato a franqueado necessita avaliar com rigor a empresa franqueadora, seus produtos e serviços, especialmente o principal produto que está comprando: a franquia. A escolha da franquia deve envolver o seguinte processo realizado pelo candidato:
Conhecimento do sistema de franquias;
Auto-avaliação;
Avaliação do negócio;
Avaliação do investimento necessário;
Conhecimento da empresa franqueadora.
No primeiro momento, alguns cuidados devem ser tomados por parte do franqueado, como por exemplo, fazer uma pesquisa com os franqueados e eis franqueados da marca escolhida, para analisar a percepção dos mesmos em relação à franquia, se estão satisfeitos e se o que foi