Franquia
A franquia, ou sistema franchising, é um método de distribuição e comercialização em que o franqueado tem o direito à concessão para uso e comercialização de nome, produtos e/ou serviços e a marca de outra empresa, já bem conhecida e estabelecida no mercado. Ele recebe treinamento, assistência técnica, maquinário e produtos para seu negócio, e em troca paga a taxa de adesão, também denominada taxa de franquia, e os royalties, uma remuneração em contra partida à cessão e manutenção dos direitos de franquia ao franqueado.
Pesquisando a história, encontram-se exemplos de práticas comerciais que se assemelham ao sistema de franquias desde o século XII, em Londres. Contudo, de um modo geral, considera-se que este sistema começou nos Estados Unidos após a guerra civil, quando a empresa de máquinas de costura Singer estabeleceu uma rede de revendedores.
Numa franquia, as partes possuem uma espécie de parceria, pois o franqueador vende seu conhecimento do negócio e permite o uso de uma marca já consagrada no mercado, para outro que na vontade de abrir seu próprio negocio opta pela alternativa de firmar-se profissionalmente e financeiramente. Este sistema é consolidado como uma relação “ganha-ganha” entre franqueadores e franqueados.
Dentre os vários tipos de franquias podemos citar: * Franquia individual - o franqueador passa o conceito de seu negócio ao franqueado, este é o tipo mais utilizado entre o varejo; * Franquia shop - o empresário já tem um negócio, mas leva para o interior de seu estabelecimento uma mini franquia com o objetivo de comercializar produtos que tenham relação com o produto principal da loja; * Mini franquias - são pequenas franquias criadas para serem instaladas em lojas de magazines, hipermercados e lojas de conveniência; * Franquia de conversão - esta permite que o empresário torne sua loja já existente em uma loja franqueada; * Franquia combinada - aqui são integradas duas ou mais