Franquia
Também é relacionado com o sistema de comércio conhecido como franchising (replicar).
Como implantar uma franquia:
1. Marca e imagem no mercado: um dos pilares do sistema de franquias está centrado na marca e reconhecimento da imagem de qualidade da empresa seja nos seus produtos ou atendimento.
2. Mix de produtos e exclusividade de marcas: o que será ofertado aos clientes e qual será o nível de exclusividade, bem como o posicionamento de mercado do negócio.
3. Potencial de negócio: o negócio é expansível e apresenta potencial de crescimento para o tipo de produto ou serviço. Também devem ser avaliadas a presença e a força da concorrência nos mercados de interesse de expansão.
4. Modelo financeiro: as margens de lucros do negócio são suficientemente adequadas para manter uma unidade franqueada e assim obter resultados satisfatórios, bem como o retorno do investimento em prazos coerentes com a realidade de mercado e nível de riscos. Essa avaliação deverá ser feita para a empresa franqueadora, que irá conceder as franquias, e para as unidades franqueadas dentro de seu plano de expansão.
5. Organização do conhecimento: se franquia está ligada diretamente à replicação de um padrão, os processos operacionais bem definidos e estruturados, bem como a transferência desse know-how são fundamentais para a avaliação de franqueabilidade.
Referencias: http://www.atitudefranquia.com.br/franquia/potencial-do-setor/o-que-sao-franquias http://pt.wikipedia.org/wiki/Franquia
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-requisitos-essenciais-para-criar-uma-franquia