Franquia
Introdução
O perfil do Franqueado
Procurar localização
O valor da marca
Formação e know how
Direitos e deveres
Adequação ao local
Obter financiamento
O contrato
A transmissão do know how ou Saber Fazer do franqueador aos seus franqueados é um dos aspectos mais importantes sobre o que sustenta o sistema de franquia. Mas o que é exatamente e como se transmite?
O know-how
Se uma franquia é a repetição de um êxito comercial, uma porcentagem muito alta da mesma dependerá dos métodos que se utilizem para a sua reprodução e transmissão aos franqueados. Tal é a importância e necessidade do Saber Fazer do franqueador, que a sua identificação constitui mão só um direito do franqueado, senão também uma exigência legal.
Estes conhecimentos devem identificar-se através dos manuais de negócio que reconhecem a fórmula do êxito. Portanto, não deixe que o confundam, deve ficar claro que o Saber Fazer não é algo inatingível e disso, o franqueado deve poder dispor de uma documentação à qual possa remeter-se a todo o momento, para poder efetuar qualquer consulta que necessite.
Estes documentos classificam-se de informativos e formativos:
Elementos informativo
O franqueado que decida integrar-se em uma rede de franquia deve poder aceder e todos estes documentos. Dividem-se em:
Dossiê informativo da franquia
É um documento de grande importância, é uma carta de apresentação para a franquia e uma ferramenta comercial para todos aqueles investidores que tenham interesse nela: este dossiê será portador da imagem da franquia e terá como finalidade aportar uma informação inicial básica aos potenciais franqueados. A isso se chamam as virtudes do modelo de negócio, onde também estão contidas as obrigações de cada parte, o que impede futuros mal entendidos.
Nele devem-se configurar:
Dados identificativos da empresa franqueadora.
Descrição do setor de atividade do negócio objeto da franquia.
Conteúdo e características da franquia e a sua