Franquia
É fruto do trabalho do grupo técnico de desenvolvimento e expansão do fórum setorial de franquias coordenado pelo MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
É preciso esclarecer que o sistema de franquias não resultou de um momento de inventividade de uma pessoa criativa. Ele surgiu e evoluiu como uma solução encontrada por empresários em resposta a problemas que enfrentavam relacionados à vontade de expandir seus negócios ao mesmo tempo em que necessitavam manter suas características fundamentais, pois assim os consumidores o preferiam ante outros. A evolução e o crescimento do sistema, portanto, vem acontecendo de forma natural e contínua, paralelamente à diminuição das fronteiras geográficas dos países, pois o sistema de franquias em sua essência está diretamente relacionado ao crescimento e expansão de negócios.
Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado.
Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções.
É preciso uma grande disposição de negociação, até se concluir pela assinatura do contrato definitivo.
O novo paradigma de negociações centra-se no ideal do "ganha-a-ganha" para ambas as partes, dentro de padrões éticos, voltados para maiores benefícios ao cliente final. Estes benefícios se revertem em lucros empresariais.
Para escolha de uma franquia devem ser avaliados em conjunto, todos os aspectos técnicos do Plano de Negócio, a maturidade e força da marca, a ética e respeito de padronização da rede, o potencial do negócio frente ao mercado; a adaptação à cultura local e regional; o nível de rentabilidade comparativo, e, principalmente, a confiabilidade entre as partes um modo geral, oferecem ao