Franquia odontologica
Resumo
Propósito: Avaliar os impactos econômicos e assistenciais na mudança de um plano de saúde odontológico terceirizado com remuneração por taxas por serviço, por um serviço odontológico próprio com remuneração com base em valores fixos e uma filosofia de promoção de saúde bucal.
Métodos: O presente estudo avaliou a assistência odontológica fornecida a cerca de 4000 usuários de uma empresa. A análise foi dividida em dois períodos: de janeiro de 2000 a dezembro de 2002 quando a assistência odontológica fornecida aos funcionários era terceirizada por uma empresa que operava com rede credenciada, e de março de 2003 a junho de 2005 quando a assistência era prestada por um serviço de odontologia próprio com diretriz preventiva e embasada em evidência. Foram coletados dados econômicos e sobre o tipo e número de procedimentos realizados.
Resultados
Houve um aumento significativo de procedimentos preventivos e de adequação de saúde bucal no serviço próprio em relação à rede credenciada.
Também houve diminuição significativa no número de procedimentos restauradores com a implantação do serviço próprio. Os custos foram reduzidos em 36%, o número total de procedimentos aumentou em 30% e a satisfação do usuário não diminuiu com a adoção do serviço próprio.
Conclusão
O serviço próprio com protocolos clínicos embasados em evidência e filosofia de promoção de saúde bucal, quando comparado a um sistema de rede credenciada diminuiu custos para empresa e aumentou o número de procedimentos realizados, mudou o perfil da assistência para uma atuação menos invasiva e mais voltada às causas das patologias e preservou a satisfação dos usuários.
Introdução
Nas últimas décadas, os países em desenvolvimento testemunharam o aumento do número de dentistas e a continuidade dos problemas de acesso a serviços de odontologia pela população menos favorecida. Este é o caso do