Frank Loyde
Frank Lloyd Wright
Frank Lloyd Wright importante arquiteto americano é famoso pelas linhas curvas da fachada do museu Solomon R. Guggenheim representando a arquitetura moderna em sua forma mais orgânica.
Projeto
Solomon Robert Guggenheim procurava um "homem guerreiro, amante do espaço, agitador, experimentador e sábio" para fazer O projeto. E foi assim que ele encontrou Frank Lloyd. Ele queria um museu que desse conta da exposição e da conservação dos trabalhos contemporâneos. Sua construção se iniciou em 1956, sendo concluído três anos mais tarde. As especificações impostas por eles foram bastante difíceis de transpor em termos arquitetônicos. Ele não poderia ser de forma alguma comparado com qualquer outro museu já existente. A solução encontrada por Frank foi única e que remete as ideias arquitetônicas visionarias do inicio do século XX, correspondendo a uma linguagem abstrata dos quadros de alberga. O Museu Guggenheim só foi inaugurado em 21 de Outubro de 1959, após a morte de Wright, que morreu seis meses antes da obra estar concluída.
Características
Interior do museu
O partido arquitetônico adotado da obra privilegia a utilização de formas geométricas puras, ou melhor, que têm a origem nas formas puras (o cilindro, o tronco de cone, o troco de prisma, o polígono de três lados) e orgânicas. Menciona que sua intenção como finalidade está coerente com o projeto proposto por ele, afirmando que nesse projeto trabalha-se o efeito plástico de planos flutuando sobre planos, numa sobreposição e estratificação de camadas, cortadas e colocadas uma sobre as outras, de forma a estabelecer uma outra maneira de construir que não seja aquela tradicional.
Localização
O Museu Guggenheim está localizado em uma das área mais tradicionais da ilha de Manhattan nos Estados Unidos.