francyele
O temperamento é o conjunto básico de nosso ser, é a combinação de diferentes características, que nos são transmitidas geneticamente, as quais inconscientemente controlam nosso procedimento. Devido à diferença dos temperamentos, as pessoas poderão ter reações ou comportamentos diferentes diante da mesma situação.
O temperamento influência tudo quanto você faz, desde os hábitos de sono, o método de estudo, o estilo de alimentação, a maneira como você reage no trânsito e até a maneira como você se relaciona com as outras pessoas. Humanamente falando, não existe outra influência em sua vida que seja mais poderosa que seu temperamento. Eis por que é tão essencial conhecer seu temperamento e ser capaz de analisar os temperamentos de seus semelhantes, não a fim de condená-los ou julgá-los, mas para que você possa maximizar seus potenciais e capacitá-los a fazerem o mesmo.
Certa vez ouvi, sabiamente, alguém dizer: “nas melhores pessoas encontramos os maiores defeitos e nas piores pessoas, as maiores qualidades.” Conhecer nosso próprio temperamento é fundamental para que possamos buscar um crescimento positivo de nossas atitudes advindas do temperamento e o fortalecimento das nossas qualidades.
O âmago de uma teoria sobre esses tipos de temperamento que afetam todos os seres humanos foi concebido pela primeira vez por Hipócrates, há mais de dois mil e quatrocentos anos, e dividem as pessoas em quatro categorias, que ele chamou de: SANGUÍNEOS, MELANCÓLICOS, COLÉRICOS E FLEUMÁTICOS. Cada tipo de temperamento tem tanto pontos fortes quanto fracos, e que serão uma parte distinta de sua formação por toda a vida. As descrições que se seguem sobre os quatro temperamentos fundamentais o introduzirão a esses quatro tipos diferentes de pessoas. Sem dúvida você identificará vários de seus amigos em uma ou outra dessas classificações, e se você examinar com cuidado poderá até mesmo descobrir alguma característica que o fará lembrar-se de sim