Fraderick Taylor
1 ano Ciências Contábeis: Danilo Masteguin Soares, Ericles Mussulin, Gabriela Soares, Helen de Oliveira Martins, Jonathan Degrandi, Renan P. Lopes e Tamires A. Queiroz da Silva
1 ano Administração: Alan Henrique e S. Moura, Alan Felipe Aguiar, Ayrton Silva, Brenda Carla, Camila, Daniela Ap. Ferreira Bezerra, Emerson Henrique, Evelin Cristina de Moura da Silva, Gabriela Rocha, Henrique Gaiaz, Jessica Moura, Renan Lopes dos Santos, Sabrina Renata.
Sumário
Introdução
As primeiras medidas e observações sistemáticas do trabalho foram desenvolvidas por engenheiros, organizadores do trabalho, pesquisadores e médicos, sendo que os engenheiros e organizadores o fazem numa perspectiva de aperfeiçoamento do rendimento do homem no trabalho ( Laville,1977).
Entre os organizadores do trabalho, estão Frederick Winslow Taylor e seus precursores, que analisaram o trabalho, tendo em vista definir as melhores condições de rendimento, aprimorando o desempenho do homem e baseando- se no modelo análogo ao funcionamento da maquina (Laville,1977).
No fim do século XIX já se verificava uma grande competitividade, com rápido crescimento de corporações e inicio de organizações industriais que monopolizavam o mercado. Esse fato tronava cada vez mais difícil a sobrevivência no mercado de indústrias que monopolizavam o mercado. Esse fato tornava cada vez mais difícil a sobrevivência no mercado de indústrias que apresentavam baixa produtividade (Cooper; Taylor, 2000).
Nesse contexto, de uma indústria desorganizada e pouco eficiente, sem controle ou conhecimento aprofundado das tarefas realizadas pelos seus trabalhadores, Taylor desenvolveu a sua teoria e introduziu o conceito da Administração Cientifica, revolucionando o sistema produtivo do começo do século XX, formando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração (Coelho; Gonzaga, 2009).
Este artigo tem por objetivo apresentar a importância