Teorias da administração
Centro de Educação a Distância
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATPS
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
ELISANGELA MATTOSO BATISTA – R.A: 7932659272
MARIELI RAMIRES DA ROSA – R.A: 7983714301
PAULO FRANCISCO SANTOS SCHMIDT – RA: 427994
ANDERSON ARANDA MACHADO – R.A: 423536
JAILSON FERNER PINHEIRO – R.A: 433442
JOÃO ROCHA CORREIA – R.A: 425267
TUTOR À DISTÂNCIA: SILVIA XAVIER
SÃO BORJA, 28 DE SETEMBRO DE 2013.
INTRODUÇÃO
Com o crescimento das organizações, houve a necessidade de administra-las adequadamente, com isso através de pensamentos e conceitos, surgiu à administração científica, e diversas teorias com estudos baseados para soluções dos problemas na administração das organizações enfrentados na época em que elas foram criadas, sendo estas estudadas pela Teoria Geral da Administração.
Através deste trabalho queremos apresentar o início e a evolução das teorias da administração através de suas etapas e como essa evolução influenciou e ainda influencia a o modo pelo qual a administração é cultivada até hoje.
Fraderick Winslow Taylor, que com seus conceitos contribuiu para a formação das teorias da Administração, tanto que obteve o título de Pai da Administração científica do trabalho. Seu estudo sistematizou o tempo e o movimento que cada trabalhador gastava e aplicava em suas funções e deu ênfase nas tarefas. Outros, como Henry Ford que apenas aperfeiçoou o trabalho de Taylor, e Fayol que apesar de enfatizar a administração de outra forma utilizou-se de alguns princípios de Taylor no que diz respeito à divisão do trabalho e disciplina, somaram a construção das teorias da Administração.
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o aparecimento e consequências da Revolução Industrial era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e