FQuimica
ELETRÓNICA AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES
DISCIPLINA: FÍSICA E QUÍMICA
MÓDULO 1:
FORÇAS E MOVIMENTOS
SEBENTA ORGANIZADA COM INFORMAÇÃO DE VÁRIOS LIVROS E SITES
FORÇAS Á DISTÂNCIA
FORÇAS DE CONTACTO
Grandezas escalares são representadas apenas por um número e uma unidade associada.
Exlos.:
- massa
( 1 Kg )
- tempo ( 19 h08min)
- temperatura ( 10ºC )
Algumas notas sobre a construção de gráficos
No estudo desta matéria poderás ter necessidade de construir gráficos, quer na resolução de exercícios, quer para poderes perceber melhor determinados conceitos. Assim sendo, aqui ficam algumas notas genéricas sobre a construção de gráficos e a sua interpretação.
Construção de gráficos
Quando se constrói um gráfico devemos ter em atenção que:
– há uma variável dependente (y) e uma variável independente (x);
– a escala escolhida deverá adequar-se aos valores de x e de y que nos são apresentados, de modo a que estes fiquem espalhados uniformemente pela maior área;
– a linha traçada não deve ser prolongada até à origem, a menos que corresponda a um ponto marcado no gráfico;
– não se deve unir os pontos formando uma linha em zig-zag. Deve desenhar-se uma linha que contenha o maior número possível de pontos e que possa indicar a interdependência das duas variáveis. Cálculos com gráficos
Quando a função em estudo é uma função linear, ou seja, as variações da variável y são directamente proporcionais às variações da variável x, a relação entre as duas variáveis pode traduzir-se do seguinte modo: y = m • x + b, onde m é o declive da recta e b é a ordenada na origem.
Para determinar o declive da recta, escolhem-se quaisquer dois pontos pertencentes à recta, por exemplo A (x1, y1) e B (x2, y2) .
O declive será, assim m = (y1, y2)/(x1, x2), que corresponde a tgθ (θ é o ângulo formado entre a horizontal e a recta definida pelo gráfico).