foucault
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
POR QUÊ FOUCAULT?
NOVAS DIRETRIZES E BASES PARA A PESQUISA EDUCACIONAL
Rio de janeiro
2013
POR QUÊ FOUCAULT?
NOVAS DIRETRIZES E BASES PARA A PESQUISA EDUCACIONAL
Rio de Janeiro 2013
Capítulo – I – Introdução: Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional.
Michael A. Peters, Tina Besley e colaboradores – Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. - Editora: Artmed.
Por Michael A. Peters e Tina Besley
“A recepção de Foucault no mundo de língua inglesa tem sido tão variada quanto irregular, como tem sido a do movimento “pós-estruturalista” em termos mais amplos’’ (p.12)
“A questão da recepção de Foucault precisa ser escrita para determinados países, locais e disciplinas. As experiências americanas e britânicas, por exemplo...” (p.12)
“É o tipo de autodescrição que Foucault apresenta em outro lugar. Em uma entrevista que ocorreu um ano antes de sua morte, Foucault (1983) confessou a Paul Rabinow que ocorre e Hubert Dreyfus que sua real busca não era uma investigação do poder ...” (p.17)
“Os estudos de Foucault sobre a educação oferecem ferramentas de análise que inspiraram abordagens históricas, sociológicas e filosóficas que cobrem uma vasta gama de tópicos...” (p.21)
“Depois de Foucault é como se tivéssemos de revisitar a maior parte das importantes questões relacionados ao poder, conhecimento, subjetividade e liberdade na educação” (p.21)
Ideação O autor mencionou os aspectos que marcam tanto, a importância de estudar, quanto, as diversas maneiras de pensar do Foucault. Foucault foi recebido pelo mundo diferente em distintos contextos nacionais e culturais. Nesse capítulo, ainda, o autor faz uma pequena