Fotovoltaico
1 - Introdução . 3
2 - Energia renovável 4
3 – Efeito Fotovoltaico 5
3.1 - As principais etapas da energia fotovoltaica 6
4 - Comparação das tecnologias de realização 7
4.1 - Módulo Cristalino 8
4.2 - Módulos de película fina 8
4.3 - Variantes das propriedades 9
5 - Composição 10
6 - Célula fotovoltaica 11
7 - Desempenho e eficiência 13
8 - Dados técnicos relatados 15
9 - Tensão e corrente 17
10 - Classificação 20
11 - Custos 22
12 - Produtos comerciais 23
13 - Pesquisa e inovação 24
14 – Bibliografia 25
Introdução
O mundo passa hoje por grandes mudanças climáticas causadas pela ação humana e as questões energéticas estão cada vez mais inseridas no contexto político e econômico mundial. Com o aumento exponencial da população e a conseqüente demanda de energia, nas ultimas décadas, aumentou-se a preocupação em alterar a matriz energética mundial com fontes menos impactantes para o meio ambiente. Aumentar a eficiência energética e usar fontes renováveis de energia (FRE) são algumas das estratégias para minimizar esses problemas.
Neste contexto, os países em desenvolvimento terão um papel crucial, já que a maior parte do aumento na demanda energética esperada para os próximos anos será proveniente dos mesmos.
O Brasil, atualmente, é o país mais avançado da América do Sul no que diz respeito ao desenvolvimento das FRE. Essa característica se deve principalmente à sua dimensão continental, que abrange cerca de 47% da área da América do Sul (8,5 milhões de km2) (NUPAC, 2008), às fontes naturais abundantes e ao clima favorável. O país possui uma estrutura energética privilegiada se comparada à de outros países, visto que o seu potencial hidroelétrico e as possibilidades para o uso da biomassa, da energia eólica e da energia solar são bastante grandes.
Particularmente, em virtude de sua localização geográfica, o Brasil também é privilegiado por