Fotossíntese
É comum as pessoas leigas em biologia terem uma noção sobre a fotossíntese como sendo uma forma de respiração dos vegetais. No entanto, essa noção é um engano enorme. A fotossíntese, em princípio, tem muito mais a ver com a alimentação dos vegetais do que com a respiração. Sabemos que todos os seres vivos precisam se alimentar para obter energia e assim realizar suas funções vitais. As plantas não fogem dessa realidade, no entanto, esses nossos amigos verdes não podem sentar numa mesa e devorar um belo prato de bife com batata frita. Até hoje, nunca se ouviu que uma samambaia tenha entrado numa lanchonete e pedido um x-maionese ou ainda um x-salada que seria uma forma triste de canibalismo entre vegetais...
Desde criança aprendemos que as plantas se alimentam de luz. É claro que isso é uma simplificação acerca do funcionamento do metabolismo energético das células vegetais. As plantas precisam de muitos outros nutrientes oriundos do solo para sua sobrevivência, elas necessitam dos chamados sais minerais. Mas realmente, é através da luz que os vegetais (e alguns outros seres como bactérias fotossintetizantes) conseguem produzir o seu próprio alimento. Fotossíntese significa “síntese pela luz” e os seres que a realizam, produzindo seu próprio alimento, são denominados “autotróficos”.
A fotossíntese é um agregado de reações químicas onde a partir dos reagentes água e gás carbônico, obtém-se na presença de luz os produtos glicose e oxigênio.
gás carbônico + água → glicose + oxigênio
É claro que a vida do estudante não é tão fácil e nós precisamos ver isso agora na linguagem da química, pois estamos falando de um processo químico. Vejamos a fórmula da fotossíntese:
6 CO2 + 12 H2O luz e clorofila
C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O
A fórmula acima representa a reação entre 6 moléculas de gás carbônico e 12 moléculas de água resultando em uma molécula de glicose, 6 moléculas de oxigênio e 6 moléculas de água. De maneira muito simplificada, isso é