Fotossíntese
Basicamente, a fotossíntese é um processo que utiliza o carbono do gás carbônico (CO2) para fazer a matéria orgânica e usa como fonte de energia a luz.
Figura 1.
A fotossíntese pode ser dividida em duas etapas: a etapa clara ou fotoquímica e a etapa escura ou química, na etapa fotoquímica ocorre o aproveitamento da energia da luz e na etapa química ocorre a obtenção do gás carbônico (CO2) que servirá como fonte de carbono para fazer a matéria orgânica.
Figura 2.
Acontece que para a etapa química fazer matéria orgânica a partir de gás carbônico ela vai precisar de duas coisas: Uma fonte de energia e Hidrogênios e elétrons, porque o gás carbônico não tem Hidrogênios, mas a matéria orgânica tem; tanto a energia como hidrogênios e elétrons viram da etapa fotoquímica.
A etapa fotoquímica usa a energia da luz para produzir ATP e esse ATP é que vai fornecer energia para a etapa química, além disso, na etapa fotoquímica ocorre obtenção de água (H2O), a etapa fotoquímica retira hidrogênios e elétrons da água e repassa esses hidrogênios e elétrons para uma molécula chamada NADP, quando o NADP recebe esses hidrogênios e elétrons da água ele se converte em NADPH , então, a etapa fotoquímica vai produzir ATP e NADPH para a etapa escura, o ATP vai ser a fonte de energia da etapa escura e o NADPH vai ser o que chamamos de força redutora. Porque força redutora? Veja que o gás carbônico vai receber na etapa escura hidrogênio e elétrons, quem recebe hidrogênios e elétrons reduz então o NADPH é o que vai fornecer hidrogênio e elétrons para reduzir o gás carbônico, então NADPH é a força redutora. Agora observe um detalhe, na medida em que a etapa fotoquímica retira o hidrogênio com seus elétrons da água (H2O) o que resta é o oxigênio, então o oxigênio liberado pela fotossíntese vem da água (Não vem do gás carbônico), o que acontece é que a fotossíntese precisa do hidrogênio e dos elétrons da água retire os hidrogênio e elétrons dela e acaba liberando o oxigênio