Fotossíntese
A fotossíntese além da grande importância na sobrevivência dos seres autótrofos (Capazes de produzir o próprio alimento) também é essencial e um contribuinte para o nosso bem estar. Sua alimentação está baseada nas substâncias orgânicas que as plantas oferecem, e pode ser considerada um dos processos biológicos mais importantes que existem. Transformou o mundo em um ambiente habitável graças a liberação de oxigênio e o consumo de dióxido de carbono.
Fotossíntese
Todas as nossas energias são dadas pelos vegetais. “Hoje em dia o mundo conhece e fala muito em reciclagem de papel como forma de se evitar a degradação do ambiente. A matéria-prima do papel é a celulose e a partir dela, materiais são feitos com as diversas finalidades: roupas, filtros, fibras naturais e artificiais e vários outros polímeros derivados da celulose.” Diz site, e é verdade, a celulose é responsável por boa parte dos materiais que usamos no dia.
A Fotossíntese e o Ambiente atualmente tem uma discussão sobre o efeito estufa que seria causado pelo CO2 entre outros gases. Durante a fotossíntese, CO2 é convertido em carboidratos e outros compostos, com a produção de O2.
A Descoberta da Fotossíntese
“Na metade do século 17, o médico Van Helmont cultivou uma planta em um jarro com terra e regou a planta somente com água da chuva. Ele observou que após 5 anos, a planta tinha crescido bastante, mas a quantidade de terra no jarro quase não decresceu. Van Helmont concluiu que o material utilizado pela planta para o seu crescimento veio da água utilizada para regá-la. Em 1727 o botânico inglês Stephan Hales observou que as plantas usavam principalmente o ar como fonte de nutrientes para o seu crescimento. Entre 1771 e 1777, o químico Joseph Priestly descobriu que quando ele colocava uma vela no interior de um jarro emborcado, a chama extinguiase rapidamente sem que a cera fosse completamente consumida. Posteriormente ele observou que se um camundongo fosse colocado nas mesmas