FOTOSSINTESE
Através deste processo (fotossíntese) as plantas produzem o seu próprio alimento, constituído essencialmente por açúcares como a glicose. Aos organismos que produzem o seu próprio alimento, dá-se o nome de autotróficos. Note-se que existem para além das plantas, alguns outros organismos capazes de produzirem a fotossíntese, nomeadamente algumas bactérias e microalgas.
A fotossíntese é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando o ATP (adenosina tri-fosfato) a base energética das células dos organismos vivos.
A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais (e outros organismos heterotróficos) seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação está sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes
Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.
Como acontece?
A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.
A