fotossintes
Brasileira
Temas Avançados em Nutrição
Lígia Cardoso dos Reis
2013.02
Apresentação
• O Guia Alimentar contém as diretrizes alimentares oficiais para a população brasileira e as orientações adequadas para a prevenção de doenças crônicas nãotransmissíveis (DCNT).
• O Guia Alimentar também contribui para a prevenção das deficiências nutricionais, incluindo as de micronutrientes, e para aumentar a resistência às doenças infecciosas.
• Portanto, o Ministério da Saúde considera que as mensagens apresentadas nessa publicação são centrais para a promoção da saúde da população, para a prevenção das DCNT, da má nutrição e das doenças infecciosas.
Como consultar?
Princípios
• Princípio do “referencial científico e a cultura alimentar”
As recomendações do Guia são baseadas em consenso científico em relação aos princípios de uma alimentação adequada. Elas sinalizam a necessidade de novas prioridades nas políticas públicas para proteção aos sistemas alimentares.
• Princípio do “referencial positivo”
As diretrizes do Guia enfatizam primeiramente as vantagens dos alimentos e das refeições saudáveis, estimulando o consumo de determinados alimentos MAIS DO QUE proibindo de outros.
As pessoas são naturalmente mais atraídas por esse tipo de contexto.
No entanto, algumas orientações com caráter restritivo são inevitáveis frente às evidências científicas que relacionam o consumo excessivo de alguns grupos alimentares ao maior risco de DCNT.
O Guia deve ser menos prescritivo e enfatizar as vantagens e ações para se alcançar uma alimentação saudável!!!
Princípios
• Princípio da “explicitação das quantidades”
As diretrizes do Guia, sempre que possível, são quantificadas e expressas como limites de consumo ou por número de porções.
Recomendações qualitativas, tais como “coma mais frutas, legumes e verduras” ou “modere o seu consumo de açúcar” são úteis APENAS
COMO orientações gerais, mas necessitam de