Fotojornalismo
Critérios de noticiabilidade e fotojornalismo
2014
RESUMO
O artigo resume-se em descrever os fatores mais importantes pelos quais alguns acontecimentos viram notícia e a influência do fotojornalismo em relação à seleção de imagens que serão publicadas em um veículo.
Pesquisadores não só do meio jornalístico, mas também sociólogos, psicólogos e até antropólogos debruçaram-se sobre o assunto. Formularam-se várias teorias para explicar o uso dos conceitos de noticiabilidade, também chamados de “valores-notícia”. Se esta preocupação em estudar e explicar os critérios que levam os jornalistas a privilegiar determinados temas está mais maduro no que se refere ao jornalismo, o mesmo ainda não acontece com a fotografia publicada pela imprensa. As respostas para justificar as razões de uma imagem ser considerada jornalística estão apenas começando a ser formuladas. (GIACOMELLI, 2008,p.15)
Antecedentes do jornalismo
Desde os primórdios da humanidade já havia aquilo que atualmente é chamado de notícia. Nossos antepassados já registravam fatos do seu dia-a-dia na parede de cavernas, o que nos faz refletir sobre uma necessidade humana que temos de saber o que acontece no mundo, seja na sua cidade ou em um país distante. (GIACOMELLI, 2008).
“Foi esta curiosidade por saber das novidades, especialmente quando tinham um caráter de utilidade e atualidade, que começaram, [...] por primeiro lugar, a serem escritos e divulgados os periódicos.” (PEUCER, 2004, p.26).
Estudos apontam que as notícias circulavam “boca em boca” por volta do ano 40.000 a.C., 60.000 e só depois dos sistemas de escrita criados na Mesopotâmia e no Egito isso foi se modernizando. De acordo com o autor, embora existam registros do uso de registros, tanto quanto notícia até 131 aC, não foi até Júlio César, em 59 aC, este boletim para eventos oficiais começam a elaboração governo periodicamente.