Fotogrfia
CÂMERA FOTOGRÁFICA
Faz fotografias com a utilização da luz refletida pelo assunto que, passando através de sua lente, forma imagens em um material sensível, que é o filme. É necessário o completo conhecimento da câmara fotográfica para conseguir bons resultados.
Partes que compõem uma câmara e qual a função de cada uma.
Caixa à prova de luz (corpo) É a estrutura básica para a instalação dos demais componentes. Sua função é impedir a entrada de luz, a não ser aquela refletida pelo assunto, que deve passar pela abertura da lente. A penetração de luz por outro local, que não seja a abertura da lente, poderá produzir estrias escuras no negativo e claras no positivo. Esse defeito na câmara pode ser consertado em uma oficina especializada.
Abertura do diafragma Para usar corretamente o diafragma, oriente-se pelos números "f": f/22, f/16, f/8, f/5.6, f/4, f/2.8, f/2 e f 1.4. O número f/22 representa a menor abertura e f/1.4, a maior abertura.
Os números "f" controlam a quantidade de luz que entra na câmara. Por exemplo, pela abertura f/16 entra o dobro de luz que entraria por f/22; por f/5.6 penetra o dobro de luz que por f/8. Pela abertura f/2.0 entra a metade da luz que entraria por f/1.4; pela abertura f/11 entra a metade de luz que entraria por f/8. Quanto menor o número, maior a abertura do diafragma e vice-versa.
A distância que vai desde o plano focado mais próximo até ao mais afastado é chamada PROFUNDIDADE DE CAMPO, ou seja, é a zona de nitidez aceitável que se estende adiante e atrás do ponto exato do tema que está sendo focalizado.
A profundidade de campo pode ser controlada:
Pela a abertura do diafragma. Quanto maior a abertura do diafragma (f pequeno) menor é a profundidade de campo. Inversamente quanto menor for a abertura do diafragma (f grande), maior é a profundidade de campo (podendo ir desde o primeiro plano até ao infinito).
Distância focal da objetiva – quanto menor a distância focal,