Fotografia
Tudo que acontece quando você aperta o botão disparador da camêra gira em torno de capturar a quantidade exata de luz para registrar a cena à sua frente de uma forma mais fiel possível.
A luz durante o dia
A luz branca é apenas uma pequena faixa de frequência da onda de energia da qual a luz faz a parte e que pode ser captada pelo olho humano. Os olhos humanos podem ser comparados aos rádios que captam apenas determinadas frequências. Podemos ver apenas as ondas com valores de 400 a 750mm. Nessa escala, as cores violetas e azul possuem as frequências mais baixas e as cores laranjas e vermelho as mais altas.
A luz natural varia constatemente durante o dia. Isso se deve a inclinação com que os raios solares incidem sobre atmsfera, criando tons que variam azul do intenso ao laranja. A presença de nunvens também interfere na intensidade e cor da luz.
A temperatura da luz
A luz ao meio-dia ou a emanada pelo flash possui uma temperatura aproximada de 5500K, o que confere uma cor branca a ela. Você não nota a difereça, pois o olhohumano possui uma compensação interna que deixa a luz sempre branca para o olhar. Contudo a camêra fotográfuca, ou melhor o filme e o sensor não possuem esse recurso. É por isso que muitas fotos tiradas dentro de casa ficam alaranjadas ou esverdiadas dependendo da luz utilizada, para corrigir essas distorções, é necessário usar filtros de correção ou recurso de balanceamento de branco da camêra.
Se a luz que atinge o sensor/filme não estiver corretamente controlada, a foto poderá ficar muito clara(superxposta) ou muito escura(subexposta). / Quatro componentes da camêra vão interagir para que a luz que sensor/filme da camêra. São eles: a objetiva, o