Fotografia
NEGATIVOS
TESTES DE FAIXA
POSITIVAÇÃO DO NEGATIVO
FOTOGRAMAS
Pinhole
A câmera Pinhole (buraco de agulha) é basicamente uma câmara escura com um pequeno furo em uma lateral, oríficio pelo qual a luz passa e reflete a imagem idêntica porém invertida. É uma máquina fotográfica que não precisa de lentes, pois as imagens são registradas no papel fotográfico sensibilizado pela luz quando exposto a esta por um período de tempo (que varia de alguns segundos até algumas horas dependendo da quantidade de luz do momento e do local).
O processo de revelação das fotos da Pinhole consiste em cinco passos feitos em uma sala escura onde qualquer entrada de luz pode queimar todos os papéis fotográficos. Primeiro a foto passa para o revelador por cerca de um minuto e meio (o tempo pode ser inferior caso seja visível que a foto está revelando rápido demais e pode queimar); depois para o interruptor por trinta segundos, onde a revelação é parada; para o fixador entre três e cinco minutos, para preservar a imagem no papel; Depois para a água, onde permanece pelo menos cinco minutos para a retirada dos químicos. A partir daí a foto já pode ser vista em qualquer ambiente e precisa apenas ser secada.
Negativos
Foram feitos três testes de exposição com a Pinhole. As duas tentativas com luz direta em exposição de 7 minutos tiveram variação de resultados devido a localização da câmera no ambiente. Já o teste que ficou exposto por 25 minutos estava em luz muito fraca; os vultos desta imagem são pessoas trocando de posição a cada 5 minutos.
Teste de Faixa
Antes da positivação da foto, foi feito um teste de faixa para marcar o tempo adequado para a expôr o negativo a luz. Cada faixa foi exposta a 1 segundo no projetor. A faixa número 4 foi a com melhor resultado.
Positivação
A partir do teste de faixa, foi escolhido o tempo de 4 segundos de exposição para positivação da foto selecionada.
Fotogramas
Foram criados três composições diferentes com o mesmo negativo.