fotografia
Com o objetivo de passar uma mensagem ou contar uma historia fazemos o uso da fotografia o instrumento de viagem temporal perfeito até os instantes ou passagens que amamos recordar ou mostrar a alguém. Mas ao capturarmos uma imagem devemos saber os principais fundamentos da fotografia, é preciso ter domínio sobre o equipamento e sobre as técnicas básicas a fim de aprimorar a qualidade das fotos, por mais que uma boa foto é algo subjetivo é fundamental ter conhecimento sobre o assunto.
Primeiramente devemos se preocupar com o que queremos fotografar, pois um ângulo muito distante ou perto pode mudar completamente o objetivo e mensagem passada pela imagem. Uma ferramenta importante nesse processo é a distancia focal onde a variação de posicionamento da lente móvel até o sensor, aproxima ou afasta a imagem que desejamos capturar. Ao aumentarmos o ângulo aproximamos o objeto e obtemos um maior detalhamento do mesmo ao diminuirmos temos uma visão mais panorâmica do todo.
É essencialmente necessário saber utilizar o obturador na captura de uma foto, por que ele determina o tempo de entrada luz entra na câmera, apesar de seu funcionamento simples, ganhamos precisão na captura de movimentos dependendo de sua velocidade. Ao abrir e fechar em frações de segundos ou em um tempo maior se for preciso, por exemplo: se a cena a ser fotografada esta com excesso de luz, se faz necessário um curto período de exposição, no caso de com a escassez de luz é preciso um maior tempo de exposição para que o sensor possa ser adequadamente sensibilizado.
Agindo como a íris do olho humano, o diafragma, determina a quantidade de luz que chega até o sensor da câmera. Composto de um conjunto de laminas que se sobrepõem formando a abertura central, por onde passa a luz refletida do objeto a ser fotografado. Ao aumentarmos a abertura do diafragma temos uma maior entrada de luz na maquina de fotografar, no caso de uma cena mais escura, ao diminuirmos,