Fotografia por amor
2. Equipamento: Leve sua câmera para qualquer lugar, seja uma compacta, uma DSLR ou uma analógica. As oportunidades são únicas e você não precisará dizer "Ah, como eu gostaria de estar com minha câmera aqui, agora.".
3. Prática: Não fique desanimado quando uma imagem não sair como você planejou. Respire fundo e tente uma nova configuração. A prática é tudo!
4. Lembretes: Faça lembretes escritos de suas fotometrias e configurações. Por exemplo: “No dia tal, numa época de verão em algum lugar, eu fotografei a f/8 com velocidade de 1/125s às 16 horas”. Se algum dia você precisar fazer fotos em condições parecidas, já terá uma "colinha" a recorrer, somente um parâmetro.
5. Pergunte “por que”: Por que eu quero fotografar isso? A pergunta é simples, mas você deve pensar consciente sobre o que te interessa. Sem isso, você terá seu cartão de memória cheio de nada.
6. Aproxime-se: Nem sempre use o zoom. Se você puder caminhar até o objeto a ser fotografado e preencher o quadro de sua câmera, isso fará com eu suas imagens ganhem vida. Retratistas são especialistas nesse assunto.
7. Iluminação: Controlar a iluminação é essencial! Uma boa fotografia é aquela bem iluminada, com os ajustes e exposição ideais. Mude as fontes de luz de local (ou mexa no assunto, em casos de luz natural), teste diferentes modificadores e veja se um resultado te agrada mais que outro.
8. Compartilhe: Aprenda a compartilhar! Envie suas fotos para o Flickr, Facebook ou Tumblr. Peça opiniões a pessoas quem entendem do assunto e que podem dar críticas construtivas a seu trabalho.
9. Composição: Siga algumas regras de composição como a regra dos terços, procure a simetria, sentido de leitura de imagem, entenda sobre planos fechados e planos abertos. Depois de compreender e