Fotografia Digital na Odontologia
Dando continuidade ao quadro de entrevista Dr. Christian Rado Jarry vai dar uma aula de fotografia, que sera dividida em três partes. Dr Christian é especialista em Implantodontia, mestrando em Periodontia, Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Implantodontia, Professor do Curso de Especialização em Implantodontia.
A Odontologia atual está, sem dúvida, bem estruturada em fundamentos técnicos e biológicos que foram apurados com os anos. Todas as técnicas, por melhor que sejam explicadas, não seriam tão bem interpretadas e difundidas sem o acompanhamento de bons registros fotográficos.
Vivemos hoje também uma nova etapa no que concerne à responsabilidade profissional. O Poder Judiciário entende que algumas especialidades odontológicas constituem obrigações de resultado, ou seja, incumbe ao profissional demonstrar que não agiu com culpa (imperícia, imprudência ou negligência).
"Odontologia Defensiva" é uma terminologia análoga à de nomenclaturas já existentes – como "Direção Defensiva" – é definida como toda atividade odontológica destinada a produzir documentos ou provas antecipadas da boa prática odontológica. A fotografia digital se tornou uma grande aliada e está cada vez mais ao alcance do cirurgião dentista, permitindo que seus feitos sejam registrados e utilizados como portfólio clínico, em publicações, indicações para especialidades e fins jurídicos. Fotografia em odontologia não é apenas um apertar de botão diante de um sorriso. Assim como na Odontologia, também na fotografia existem fundamentos e protocolos técnicos de execução que, quando deixados de lado, todo um trabalho elucidativo pode se tornar confuso e acabar por desviar a atenção do leitor para uma idéia que não era o objetivo inicial no qual o cirurgião gostaria que o leitor prestasse atenção.
A fotografia digital nos traz como benefício, além da economia de não precisar revelar todas as fotos, poder