Fotografia básica
Curso de Fotografia Básico
Robson Souza - 2011
2
Onde tudo começou...
Desde sua criação no final dos anos de 1830, para ser mais exato em 1826 com francês Niépce, a fotografia tem se tornado um fascínio enorme na consciência coletiva. Hoje mudou de admiração de uma forma visual para a excitação de ser um participante ativo no processo fotógrafico.
3
Escrever com a luz
Isso que iremos fazer em nossos encontros a aprender a olhar, controlar e a usar de forma adequada a luz do ambiente. Isso que podemos chamar de escrever com a luz - a fotografia.
Esquema da Monoreflex
5
Esquema da Câmera Digital
6
Aprender a fotografar em 4 etapas
Diafragma = quantidade Obturador = tempo
(Organização Internacional para Padronização)
ISO
= Sensibilidade
Fotômetro = Medir
7
Diafragama
É a estrutura que controla a quantidade de luz que passa através da lente. É formado por uma série de lâminas situadas no interior da lente, que se abrem e fecham, permitindo a passagem de uma quantidade maior ou menor de luz.
Ângulo de visão
9
A profundidade de campo
11
Obturador
O obturador (tempo de exposição) é a estrutura responsável pelo controle do tempo em que a luz irá incidir sobre a película fotográfica. Enquanto o obturador está fechado, a luz não incide sobre o filme. Quando ele se abre, a luz impressiona o filme e produz a imagem. Quanto mais tempo o obturador estiver aberto, mais luz incide sobre a película, e vice-versa.
Cortina do obturador
Filme fotográfico
13
Velocidades rápidas, lentas e médias
O que seria isso?
Velocidades Rápidas
Usamos velocidades altas para fotografar objetos ou pessoas em movimento, como por exemplo pessoas correndo, jogos de futebol ou outros esportes rápidos, carros em movimento, etc.
Velocidades Médias
Velocidades Lentas
17
ISO
No mundo da fotografia digital/analógica ISO indica a sensibilidade da câmera a luz. Maior sensibilidade exige