Sistema de pastejo
ESTRUTURA DAS PROTÉINAS
A complexidade da estrutura é mais bem analisada considerando-se a molécula em termos de 4 níveis de organização, denominados primários, secundários, terciários e quaternários.
ESTRUTURA PRIMARIA DAS PROTEINAS
A seqüência de aminoácidos em uma proteína é denominada estrutura primária da proteína. É importante, pois muitas doenças genéticas resultam em proteínas com seqüências anormais de aa, dando perda ou prejuízo da função normal.
ESTRUTUTA SECUNDÁRIA DAS PROTEÍNAS
O esqueleto polipeptídeo não assume uma estrutura tridimensional aleatória, geralmente forma arranjos regulares de aminoácidos e estão localizados próximos uns aos outros na seqüência linear.
www.quimica10.com.br
Arranjos: hélice α, folha β, dobradura ou curvatura β são estruturas secundárias. A hélice α é o arranjo mais comum das proteínas de estrutura secundárias.
Hélice α: existe várias hélice, mas a hélice α é a mais comum. Ela apresenta uma estrutura helicoidal, que consiste de um esqueleto polipetídico central em espiral e bem compacto, coma s cadeias laterais de aminoácidos que a compõem estendendo-se para fora do eixo central, de modo a evitar a interferência estérica entre si.
Ex.: proteínas fibrosas (queratinas) que constituem o cabelo, pele. mioglobinas Pontes de hidrogênio: uma hélice α é estabilizada por uma formação de pontes de hidrogênio entre átomos de oxigênio das carbonilas e os hidrogênios das aminas das ligações peptídicas que compõe o esqueleto polipeptídico.
C=O-............HN de 4 resíduos à frente no polipeptídeo, isso assegura que todas exceto a 1° e a última ligação peptídica componentes, estejam ligados entre si por pontes de hidrogênio. Essas ligações são fracas, mas coletivamente servem para estabilizar a hélice.
As pontes de hidrogênio da proteína com o solvente polar aumentam a solubilidade da proteína.
ESTRUTURAS TERCIÁRIAS DAS PROTEÍNAS GLOBULARES
A estrutura primária de uma cadeia