Fotogafia
Casa do Resgate
PROJETO FOTOGRAFIA
“A fotografia, antes de tudo é um testemunho.
Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las.”
Desconhecido
Introdução
O desenvolvimento de relações significativas tem a ver com a capacidade de todo ser humano de mobilizar sua sensibilidade, imaginação criadora, sua intuição e suas energias afetivas.
Percebemos o mundo que nos cerca de maneiras e olhares diferentes , O desafio é incentivar os jovens a ler e interpretar as imagens ao seu redor, podendo perceber-se nesta teia diversa de signos e significados, como um sujeito de seu tempo, protagonista de sua história, também capaz de dominar esta linguagem .
Neste sentido, a fotografia está incluída dentro de um contexto de ferramenta lúdica e pedagógica, principalmente pela sua capacidade de relacionar e envolver a magia do fenômeno físico da luz, e da cultura, através da construção e obtenção destas imagens pelo fotógrafo e as implicações sociais, estéticas e éticas relacionadas ao ato de fazer um recorte desta realidade por quem fotografa e a leitura destas, por quem as observa. Ou indo mais além, permitindo que o indivíduo seja capaz de ler e escrever imagens, resignificando sua realidade objetiva e subjetiva com sabedoria.
Objetivo No contexto,este projeto busca conhecer e retratar a percepção dos jovens quanto ao espaço da Casa do Resgate, assim como promover a valorização deste espaço enquanto ambiente de convívio social.
No desenvolvimento da proposta é de fundamental importância respeitar o olhar de cada um, sabendo reconhecer no seu olhar e nas imagens capturadas, o que pensam e como se sentem em relação a Casa do Resgate.
A credito que esta experiência contribuirá ainda para a melhoria da auto-estima dos jovens uma vez que boa parte do grupo ainda não tivera a