Fosforilação oxidativa: um estudo dirigido.
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Psicologia – Bloco II
Disciplina: Bioquímica
Profº Dra. Rosemarie Brandim Marques
Resolução das questões referentes ao assunto de Fosforilação Oxidativa
Samara Sales de Brito
Teresina, Piauí
2014
Fosforilação Oxidativa
1.Conceitue fosforilação oxidativa. Onde ela ocorre nos eucariotos (animais e vegetais)? Quais reações envolve cada uma delas?
A fosforilação oxidativa é o estágio final do metabolismo produtor de energia nos organismos aeróbicos, no qual há a entrada de um fosfato, resultante de oxidações, no ADP, que é a fosforilação, durante a síntese de ATP. Tanto em animais quanto em vegetais, esse processo se dá em mitocôndrias intactas.
2.Caracterize e cite os constituintes presentes nas membranas da mitocôndria.
Observada ao microscópio, é possível notar que a mitocôndria se assemelha a vesículas limitadas por duas membranas tais como a plasmática, e a interna forma uma série de dobras ou septos, as cristas mitocondriais, entre as quais fica a matriz mitocondrial, solução gelatinosa de aspecto semelhante ao citosol. Na matriz e na membrana interna há várias enzimas responsáveis pelas reações químicas de respiração. As cristas mitocondriais permitem um aumento no número de enzimas sem haver aumento no tamanho da organela. Na matriz também há DNA, RNA e ribossomos, ou seja, as mitocôndrias possuem equipamento próprio para a síntese de proteínas. Com ele, sintetizam algumas proteínas típicas e mesmo algumas enzimas que atuam na respiração da célula.
3.Cite os aceptores universais de elétrons participantes desta via energética. Eles se ligam a quais enzimas?
Nucleotídeos de nicotinamida (NAD+ ou NADP+) e os nucleotídeos de flavina (FMN ou FAD). Mais de 200 enzimas são conhecidas por catalisar reações nas quais NAD+ ou NADP+ aceita um íon hidreto do mesmo substrato reduzido ou doam um íon hidreto para o substrato oxidado. O nome