fosfatos
FOSFATO INORGÂNICO DISSOLVIDO
MÉTODO:
Strickland, J.D.H & Parsons, T.R. A manual of sea water analysis, with special reference to the more common micronutrients and to particulate organic material. Fisheries Research Board of Canada, Bull n. 125, second edition. Ottawa, 1965, 203.
PRINCÍPIO DO MÉTODO
Existem descritos na literatura vários métodos utilizados na determinação do teor de fósforo na forma de fosfato inorgânico dissolvido, o método recomendado neste trabalho é o descrito em Strickland & Parsons (1965).
A determinação da concentração de uma substância por espectrofotometria é baseada na transformação química dessa substância num complexo colorido (Carmouze, 1994). O espectrofotômetro mede a transmitância de um feixe de luz num determinado comprimento de onda após atravessar a solução numa cubeta de quartzo ou vidro. Com a relação da transmitância e concentração da solução, por intermédio de uma série de diluições obtidas a partir de solução padrão, pode-se determinar de maneira satisfatória uma curva relacionando a concentração com a absorbância.
Para determinar a concentração de fósforo na amostra, são relacionadas concentrações conhecidas, confeccionadas com a solução padrão , e suas respectivas absorbâncias determinadas em espectrofotômetro, por meio de uma equação linear simples (y = a+ bx).
Por intermédio de pipetas analíticas de alta precisão, diluir em água destilada e deionizada diferentes alíquotas da solução padrão estoque. Essas soluções diluídas devem ser preparadas no momento da determinação da curva padrão.
PREPARAÇÃO DOS REAGENTES
a) solução padrão estoque de fosfato monobásico de potássio (KH2PO4 - 40 g de P-PO4-3/ml)
Dissolver 0,1757 g de fosfato monobásico de potássio (seco a 1100C e esfriado em dessecador) a 1l de água destilada, armazenar em frasco de vidro âmbar na geladeira.
b) ácido clorídrico 1 N
Diluir 85 ml de HCl P.A. (12 N, 37,2%, densidade de 1,18 g/cm3) a 1 l de água