FOSFATO
O QUE É?
Para definir fosfato é necessário conhecer o elemento químico Fósforo, representado na tabela periódica dos elementos como “P”.
ATP (adenosina tri-fosfato) e DNA (ácido desoxirribonucleico) contém Fósforo, portanto a vida no planeta Terra não existiria sem esse elemento químico.
Esse elemento químico não ocorre na atmosfera e, portanto, não existe possibilidade de equilíbrio de Fósforo com o gás atmosférico por meio de trocas.
PO43- - É um ânion (íon com carga negativa) formado por Fósforo e oxigênio. Um átomo de fosfato tem três terminações, para se unir a cátions (íons de carga positiva) e constituir um átomo estável (sem carga).
Na química, um fosfato é um íon poliatômico ou um radical consistindo de um átomo de fósforo e quatro de oxigênio. Na forma iônica, tem acarga formal de -3, sendo denotado como PO43-.
No campo bioquímico, um íon de fosfato livre em solução é chamado de fosfato inorgânico, para distinguí-lo dos fosfatos existentes nas moléculas de ATP, DNA ou mesmo RNA. Fosfato inorgânico é denotado geralmente como Pi. Fosfato inorgânico pode ser formado pelas reações de ATP ou ADP, com a formação do ADP ou AMP correspondente e a liberação de um íon de fosfato. Reações similares existem para outros nucleosídeos difosfatos e trifosfatos.
Molécula de fosfato iônico (PI)
O fosfato é o sexto elemento mais abundante do corpo e o principal ânion do intracelular, sendo a sua concentração no citoplasma de 100 mEq/l. O fosfóro é um dos elementos fundamentais porque o armazenamento bioquímico de energia é feito através de compostos de “fosfatos de alta energia”.
IMPORTÂNCIA BIOQUÍMICA
O fósforo é um elemento essencial por participar das moléculas de DNA e RNA responsáveis pela transmissão das características genéticas, sendo indispensável à multiplicação celular, além de serem os compostos de fósforo os principais manipuladores de energia nas células vivas. É indispensável para a formação do ATP, sendo essencial para o armazenamento e