Forças Fundamentais
Em meio à infinidade de fenômenos físicos, existem quatro interações fundamentais envolvidas. Essas interações são forças, sendo elas: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca.
Força gravitacional
A atração mútua entre corpos em razão de suas massas é denominada força gravitacional. Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. A Gravidade é tida como a mais fraca das interações. Diferente de outras interações, a gravidade atua universalmente em toda matéria e energia. Devido ao seu longo alcance, e da propriedade de depender somente da massa dos objetos e independente de sua carga etc., a maioria das interações entre objetos separados por escala de distâncias maiores que de um planeta, por exemplo, são predominantemente devidas à gravidade.
Força eletromagnética
Responsável pelas interações elétricas, como atração e repulsão de corpos eletrizados, e magnéticas, como o funcionamento de uma bússola e dos motores elétricos. O eletromagnetismo é uma força de longo alcance que é relativamente forte, e, além disto, está presente na maioria de nossos fenômenos diários.
A eletricidade e o magnetismo foram unidos num único princípio por físicos no final do século XIX, por isso o nome de força eletromagnética.
Força nuclear forte
Responsável por manter o núcleo atômico coeso. Os prótons estão muito próximos no núcleo atômico, e segundo o eletromagnetismo por terem cargas iguais eles devem se repelir mutuamente com uma força muito grande. Quem contrabalança essa repulsão e mantém o núcleo atômico unido é a Força Forte.
Força nuclear fraca
São forças não redutíveis a qualquer outra e que regulam o modo como a matéria interage entre si-, vistas no decaimento beta relacionado à radiação. Ela afeta todos os léptons e quarks. É mediada pelos bósons W e Z. A força nuclear fraca (ou simplesmente força fraca) é a força que cinde as partículas.
O funcionamento harmonioso do