Forças Fundamentais
A força electromagnética também tem um alcance infinito mas ao contrário da gravitacional , a força electromagnética é muito mais intensa sendo um centésimo mais fraca que a nuclear forte.
A força nuclear fraca e a nuclear forte possuem um alcance muito pequeno que só se verifica a nível atómico. A nuclear fraca é mais fraca que a nuclear forte e que a electromagnética, a nuclear forte, como o nome indica é a mais intensa de todas as forças sendo ela termo de comparação com as outras.As interacções observadas na Natureza compreendem-se em função de quatro interacções básicas:
- interacção gravitacional
- interacção electromagnética
- interacção nuclear forte
- interacção nuclear fraca
Interacção Objecto da interacção Eficácia relativa próximo do núcleo atómico Alcance gravitacional massa 10-38 infinito nuclear fraca partículas elementares 10-15 10-12 cm electromagnética cargas eléctricas 10-2 infinito nuclear forte nucleões 1 10-12 cm
A interacção gravitacional desempenha um papel fundamental na nossa vida mas é muito fraca quando comparada com as outras interacções pelo que não desempenha papel relevante na interacção entre partículas elementares (partículas que não são constituídas por partículas ainda mais pequenas, como o electrão).
Devido ao valor muito pequeno da constante de gravitação universal, G, são necessárias massa muito grandes para que as forças gravitacionais apresentem valores apreciáveis.
A maior parte das forças que se exercem entre corpos macroscópicos, forças de contacto, forças de atrito, forças elásticas, são manifestações de interacções