Forças de Potter
CENTRO UNIVERSITÁRIO
João Paulo
AMBIENTES E FORÇAS DE PORTER
CURITIBA
MARÇO 2014
AMBIENTES E FORÇAS DE PORTER
CURITIBA
MARÇO 2014
1. ANÁLISE AMBIENTAL
A análise ambiental é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que possam influenciar a capacidade da empresa de atingir seus objetivos.
1.1 AMBIENTE EXTERNO
1.1.1 Fatores Macroambientais
É formado por componentes que normalmente tem amplo escopo e sobre o qual a organização não tem nenhum controle. São eles:
Componente Econômico: indica como os recursos são distribuídos e usados no ambiente. (PIB, lucros do setor econômico, taxas de inflação, produtividade setorial, taxas de emprego, balanço de pagamentos, taxas de juros, tributos e receitas de consumidores, despesas e débitos públicos).
Componente Social: refere-se às características da sociedade na qual se situa a organização. (Níveis educacionais, costumes, crenças, estilos de vida, idade, distribuição geográfica e mobilidade de uma população). É importante ressaltar que essas mudanças, rápidas ou lentas, inevitavelmente irão acontecer.
Componente Político: compreende os elementos relacionados a decisões governamentais. (Tipo de governo, sua atitude diante de várias indústrias, esforços para tentar obter aprovação de projetos por grupos interessados, progressos na aprovação de leis, plataformas de partidos políticos).
Componente Legal: Consiste na legislação aprovada, ou seja, as regras ou leis que todos os membros de uma sociedade devem seguir.
Componente Tecnológico: inclui novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços, como procedimentos e equipamentos novos.
Componente Internacional: Compreende todas as implicações internacionais das operações organizacionais. Embora nem todas as organizações lidem com questões internacionais, o número das que o fazem vem