Forças de atrito
Vimos anteriormente que a força de atrito é um tipo de força de contato e que tem direção sempre paralela à superfície e sentido oposto ao movimento do corpo.
Se um corpo está em repouso, mas tem tendência a se mover, a força de atrito é chamada de força de atrito estático. Se o corpo está se movendo, a força de atrito é chamada de força de atrito cinético.
A força de atrito estático aumenta até um valor máximo entre duas superfícies e este valor máximo será igual à força mínima necessária para iniciar o movimento. Após iniciado o movimento, as forças de atrito que atuam entre as superfícies decrescem, entrando em ação a força de atrito cinético, de modo que uma força menor será suficiente para manter o movimento. (figura 1)
Figura 1
O módulo da força de atrito estático pode variar de zero (quando não há nenhuma força paralela à superfície) até um valor máximo (fe)max. (figura 1)
O módulo da força de atrito estático máxima é proporcional à normal, sendo o seu fator de proporcionalidade chamado de coeficiente de atrito estático e. (equação 1)
( f e )max e N (na iminência do movimento)
(1)
O módulo da força de atrito cinético é aproximadamente constante e proporcional à normal, sendo o seu fator de proporcionalidade chamado de coeficiente de atrito cinético c. (equação 2)
f c c N
(2)
Exemplo: Você está tentando mover um engradado de 500 N sobre um piso plano. Para iniciar o movimento, você precisa aplicar uma força horizontal de módulo igual a 230
N. Depois de iniciado o movimento, você necessita de apenas de 200 N para manter o movimento com velocidade constante. Qual é o coeficiente de atrito estático e o coeficiente de atrito cinético?
Lista forças de atrito
1)
(5.28) Em um laboratório que conduz experiências sobre atrito, um bloco de 135
N repousa sobre uma mesa de superfície horizontal rugosa, que é puxada por um fio horizontal. A força de puxar cresce lentamente até o bloco começar a