Força Peso
Consideremos um corpo de massa m lançado do solo, verticalmente para cima, atingindo uma altura h, ou abandonado dessa mesma altura em relação ao solo, num local onde a aceleração da gravidade é igual a g. Como o corpo fica sujeito à força P, ele realiza um trabalho resistente durante a subida e um trabalho motor durante a descida.
O trabalho da força peso independe da trajetória percorrida, depende apenas do desnível entre as posições inicial e final do corpo. Forças com estas características são chamadas forças conservativas.
P = m.g g = aceleração da gravidade (m/s2)
(> 0) : A força tem o sentido do movimento.
(< 0): A força tem sentido contrário ao sentido do movimento.
Energia Cinética
A energia que um corpo adquire quando está em movimento chama-se energia cinética. A energia cinética depende de dois fatores: da massa e da velocidade do corpo em movimento. Qualquer corpo que possuir velocidade terá energia cinética. A equação matemática que a expressa é:
Ec=m⋅v22
Ec= energia cinética da partícula m = massa da partícula v = velocidade da partícula
Energia Potencial Duas pessoas que realizam o mesmo trabalho. Se uma delas realiza o trabalho em um tempo menor do que a outra, ela tem que fazer um esforço maior, assim dizemos que ela desenvolveu uma potência maior em relação à outra. Assim sendo, uma máquina é caracterizada pelo trabalho que ela pode realizar em um determinado tempo. A eficiência de uma máquina é medida através da relação do trabalho que ela realiza pelo tempo gasto para realizar o mesmo, definindo a potência.
Defini-se potência como sendo o tempo gasto para se realizar um determinado trabalho. Matematicamente, a relação entre trabalho e tempo fica da seguinte forma:
Rendimento: Todas as vezes que uma máquina realiza um trabalho, parte de sua energia total é dissipada, seja por motivos de falha ou até mesmo devido ao