Física, força peso
Todos os corpos que possuem massa se atraem. Essa natureza dessa interação é descrita pela Lei da gravitação universal de Newton.
Newton postulou que Força gravitacional é diretamente proporcional ao produto das massas dos corpos e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separaram. Essa força gravitacional sempre acontece aos pares. A terceira Lei de Newton, que é conhecida como ação e reação postulam que toda ação tem uma reação de mesma intensidade e sentidos contrários. No exemplo de uma pessoa sobre a Terra, a Força gravitacional que a Terra exerce sobre a pessoa é mesma força que a pessoa exerce sobre a Terra. Essa Força é conhecida como força Peso. A pessoa sente-se acelerada para a superfície da Terra, por conta da diferença gritante de massa entre ela e a Terra. Essa diferença promove acelerações de diferente magnitudes nos corpos. Em suma a Força Peso é um par de “ação e reação” aplicada a corpos distintos e seu efeito é diretamente proporcional a massa dos corpos envolvidos.
Fórmula de Força Peso :
Onde P é a força peso em kg.m/s², m é a massa do objeto em quilos e g é a aceleração da gravidade em m/s².
Força Normal Na figura acima, nela vemos que um corpo encontra-se sobre uma mesa. O peso do corpo se encarrega de puxá-lo para baixo, na direção do centro da Terra. Se a mesa ou outra superfície qualquer não estivesse presente, o objeto cairia. Estabelecido o contato entre corpo e mesa, o peso continua puxando o corpo e, por isso, ele comprime a superfície.
Como a terceira lei de Newton enuncia que para toda ação existe uma reação, se o corpo comprime a mesa, ou seja, se ele aplica força sobre ela, haverá a respectiva reação que é denominada de força normal. Temos que ficar atentos ao fato de que a força normal não se trata de uma força de