força muscular
Segundo Kraemer e Hakkinen (2004), força muscular pode ser definida como quantidade de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode gerar dentro de um padrão específico e com determinada velocidade de movimento.
DEFINIÇÕES DE FORÇA MUSCULAR
· Força máxima: é a maior força que o sistema neuromuscular pode mobilizar através de uma contração máxima voluntária, ocorrendo (dinâmica) ou não (estática) movimento articular. (WEINECK, 1999; PLATONOV & BULATOVA, 1998)
· Força máxima estática: é produzida quando o atleta realiza uma contração voluntária máxima contra uma resistência insuperável. É o que podemos chamar também de força isométrica máxima. (BADILLO & AYESTÄRAN, 2001)
· Força máxima dinâmica: é alcançada quando se supera o máximo de carga possível em uma única contração concêntrica.(BADILLO & AYESTÄRAN, 2001)
· Força reativa: Capacidade do músculo gerar um impulso elevado dentro de um ciclo alongamento-encurtamento. (MARTIN et al, 1997)
· Força rápida: Capacidade do sistema neuromuscular de movimentar o corpo ou parte dele ou ainda objetos com velocidade máxima. (WEINECK, 1999; BADILLO & AYESTÄRAN, 2001)
· Força explosiva: é definida como a força produzida na unidade de tempo. (ZATSIORSKY, 1999; BADILLO & AYESTÄRAN, 2001)
· Força de resistência: é a capacidade do sistema neuromuscular sustentar níveis de força moderado por intervalos de tempo prolongado. (WEINECK, 1999; PLATONOV & BULATOVA; GUEDES, 1997).
TREINAMENTO DE FORÇA
O treinamento de força pode ser realizado com aparelhos específicos, mas, também com pesos livres, exercícios calistênicos, além de exercícios pliométricos com o peso do próprio corpo. Quando aparelhos são utilizados é possível que crianças e jovens ganhem em média, de 13% a 30% em seus valores de força (FAIGENBAUM, 1996), podendo chegar até 40% na melhora de força (CARVALHO, 2004). Com exercícios pliométricos a melhora pode chegar a 8% no salto máximo, decorrente do