Força Elétrica e campo eletrico
A força elétrica é originada pela interação de uma carga elétrica com outras cargas elétricas. Esta força pode ser de repulsão ou atração conforme os sinais das cargas. Cargas de sinais contrários se atraem e de sinais iguais se repelem. Quando temos um corpo eletrizado cujas dimensões são desprezíveis em comparação com as distâncias que o separam de outros corpos eletrizados, chamamos esse corpo de carga elétrica puntiforme.
Sinal da força elétrica:
Como as cargas elétricas Q1 e Q2 podem ter sinais diferentes, a intensidade da força elétrica calculada pode ser positiva ou negativa. Devemos interpretar os sinais da seguinte forma:
- Q1 e Q2 com o mesmo sinal: F > 0 _ força elétrica positiva significa repulsãoentre as cargas.
- Q1 e Q2 com sinais opostos: F < 0 _ força elétrica negativa significa atraçãoentre as cargas.
Charles Augustin de Coulomb, no final do século XVIII, formulou a equação da força elétrica, conhecida como Lei de Coulomb. Balança de Torção
A equação da força elétrica foi descoberta pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb, no fim do século XVIII. Utilizando uma balança de torção, formulou a Lei da Força Elétrica, conhecida como Lei de Coulomb.
A equação formulada é a responsável pelo estudo de atração e repulsão apresentada pelos corpos eletrizados.
A força elétrica é uma grandeza vetorial, pois possui módulo (intensidade), direção e sentido.
Além disso, também é composta por uma constante de proporcionalidade, calculada baseada na constante de permissividade do vácuo (ε 0) , representada pela letra K0 , que significa constante eletrostática do meio (no vácuo e no ar), cujo valor é:
Caso haja mais de uma força elétrica atuando, o resultado de ambas será a soma vetorial de todas as forças.
Onde:
F= Força elétrica (N)
K = Constante eletrostática (N.m²/C²)
Q = Carga elétrica (C) d = distância (m)
OBS: Equilíbrio é a situação de igualdade entre as forças