Honestidade
ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS
Prof. Me. Antonio Torquato da Silva
PERÍCIA CONTÁBIL
HONESTIDADE
ALUNAS: ANA CARLA VIEIRA RODRIGUES CLEICIANE MUNIQUE BERNARDES RESENDE KARINNY ALVES MARQUES ROSA
Goiânia 2015
Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro : não mentir,não fraudar, não enganar. Quanto a etimologia , a palavra honestidade tem origem no latim homos,que remete para dignidade e honra. A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição , significa falar a verdade,não omitir, não dissimilar. O individuo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de quere levar vantagem em tudo.A honestidade está relacionada com a confiança que nos é depositada, com a responsabilidade perante o bem-estar de terceiros e a manutenção de seus direitos.É muito fácil encontrar falta de honestidade quanto existe fascinação pelos lucros, privilégios e benefícios fáceis, pelo enriquecimento ilícito em cargos que outorgam autoridade e que têm a confiança de uma coletividade.
A honestidade é a primeira virtude no campo profissional. É um princípio que não admite relatividade, tolerância ou interpretações circunstanciais. São inúmeros os exemplos de falta de honestidade no exercício de uma profissão. Um contabilista que, para conseguir aumentos de honorários ,retém os livros de um comerciante, está sendo desonesto.
A honestidade está relacionada com a confiança que nos é depositada, com a responsabilidade perante o bem-estar de terceiros e a manutenção de seus direitos.É muito fácil encontrar falta de honestidade quanto existe fascinação pelos lucros, privilégios e benefícios fáceis, pelo enriquecimento ilícito em cargos que outorgam autoridade e que têm a confiança de uma coletividade.
O perito contábil é o profissional, que, enquadrado nas exigências legais previstas para o exercício da função, busca auxiliar o Juiz no que