Força Elastica
Instituto de Física – INFIS
A Força Elástica: a lei de Hooke
23 de outubro de 2012
Uberlândia-MG
SUMÁRIO
1) Objetivos.........................................................................3
2)Fundamentos Teóricos....................................................3
3) Procedimento Experimental e Resultados................4
3.1) Procedimento 1...................................................................4
3.2) Procedimento 2..................................................................5
4)Conclusões......................................................................6
5)Bibliografia.......................................................................6
1)Objetivos
O objetivo do experimento é determinar a constante elástica da mola, a constante adimensional K e o valor de c, que é a constante que indica a porcentagem de massa da mola que contribui para o período do sistema bloco-mola. Analisando como o sistema elástico se comporta mecanicamente, estudando as forças atuantes no mesmo quando este sofre deformações.
2)Fundamentos Teóricos
Todos os materiais, por mais rígidos que pareçam ser, estão sujeitos a deformações quando são aplicadas forças sobre eles. Isso quer dizer que todos os corpos, uns mais que os outros, são elásticos. Uma mola, por exemplo, é um caso extremo de um corpo que se deforma quando sujeito a uma força. Estudaremos nesta prática a propriedade física dos corpos que nos diz o quanto um corpo é elástico, ou seja, o quanto o corpo se deforma sob a ação de forças.
Robert Hooke (1635-1703) descobriu em 1676 a lei fundamental que existe entre a força e a distorção resultante num corpo elástico. Ele resumiu os resultados de suas experiências na forma de uma lei. “Ut tensio sic vis”, a qual, traduzida livremente, significa que “uma mudança de forma é proporcional à