Estimulação Elétrica Nervosa
A Estimulação Elétrica Nervosa por via Transcutânea é um tratamento que visa controlar a dor. É vulgarmente designada por método TENS(Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation). Uma unidade TENS é um dispositivo portátil, de tamanho de bolso, equipado com uma bateria. A unidade TENS administra impulsos eléctricos fracos e seguros que ajudam a reduzir a dor.
Uma unidade TENS permite reduzir diversos tipos de dores. Pode ajudar a diminuir as dores agudas (de curto prazo), como sejam as dores decorrentes de uma cirurgia ou de um acidente. As dores crónicas (de longo prazo) como, por exemplo, as dores da artrite, as dores musculares, ou as dores inerentes ao cancro também podem ser diminuídas com a TENS. Algumas pessoas têm dificuldades em tomar analgésicos. A TENS é, também para estes casos, uma forma segura de reduzir as dores, sem recorrer à toma de medicamentos.
O que é TENS ? A sigla TENS é a abreviação de TranscutaneousElectric Nerve Stimulation.
Em português: Estimulação Nervosa Eletrica Transcutanea. Consiste na aplicação de minúsculos impulsos eletricos sobre a pele, em determinadas áreas relacionadas à dor.
Como funciona
A TENS diminui a dor enviando impulsos eléctricos fracos através de eléctrodos (adesivos) colocados sobre a pele. Os impulsos eléctricos passam, através de fios, da unidade TENS para os eléctrodos. O impulso passa, depois, para os nervos situados debaixo da pele. Estes nervos transportam para o cérebro mensagens associadas, por exemplo, ao toque, ao calor, à pressão e à dor. Os impulsos TENS podem substituir a mensagem de dor presente nestes nervos por uma sensação de formigueiro, o que altera a impressão de dor.
Os impulsos TENS também podem aumentar a quantidade de endorfina do organismo. A endorfina é um químico produzido pelo corpo que atenua as dores. Os eléctrodos são colocados em diversos locais da pele. O local onde os eléctrodos são colocados depende do tipo e da localização da dor. Podem ser colocados para